domingo, 20 de junho de 2010

DEFEITO NO FIAT 1.0 MPI


DEFEITO: Este Fiat Palio 1.0 mpi estava falhando muito nas acelerações e o motor estava morrendo, sendo que quando o motor apagava as vezes tínhamos que esperar alguns minutos para que o carro voltasse a funcionar.

CAUSA: Iniciamos os testes com o sistema de ignição (velas, cabos e bobinas) e de cara vimos que a vela de ignição que estava no carro não era a indicada pelo fabricante o que já nos deixou com duvidas do seu funcionamento. Fizemos os testes nas velas e foi constatado que uma delas estava com defeito, trocamos as velas de ignição certas e as falhas do motor sumiram mas o Palio continuava com o motor morrendo.
Fizemos então o rastreamento da injeção eletrônica e a mesma indicava problemas no sensor de rotação, mas ao testar a peça foi visto que a e mesma estava funcionando perfeitamente. Continuamos os testes e em um momento em que o carro morreu notamos que havia um estalo (parecido com uma centelha pulando) e logo depois o rele duplo que alimenta a central desarmava fazendo com que o motor apagasse. Por parecer com uma centelha decidimos continuar os testes no sistema de ignição, e não foi encontrado nenhum defeito nos cabos e nem nas bobinas, mas por insistência minha soltei as duas bobinas do suporte e as afastei do motor. Religuei o carro e o carro não morreu mais.
SOLUÇÃO: foi feito a troca das duas bobinas e o problema foi resolvido.
Este defeito é algo complicado de se resolver pois as bobinas não apresentavam nenhum defeito aparente, mas com o tempo as mesmas vão perdendo a qualidade do seu isolamento fazendo com que possa haver fugas de centelhas. Esta fuga em alguns casos cria uma espécie de interferência na unidade de comando fazendo com que seu funcionamento seja prejudicado. Este é o segundo caso com este tipo de defeito que eu resolvi e os dois foram em Palio com duas bobinas separadas e nos dois carros trocamos as duas bobinas pois as mesmas de uma vida útil aproximadamente igual, sendo que é mais seguro trocar as duas peças para que não haja problemas futuros.
Você já teve algum problema com bobinas? Como foi resolvido?

Um comentário:

  1. blog muito bom , gosto muito do motor ap, o do meu santana tá batendo tudo , já tá na hota de fazer o motor, mas não para, não quebra , muito resistente, se fosse outro, já era...

    ResponderExcluir